A MELHOR ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ

ASCOM CPMGEF
ascomcpm1@gmail.com

Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó – CPMGEF

Em 1960, o Governo do Estado do Ceará criou o Ginásio Estadual da Polícia Militar do Ceará, por meio da lei nº 4945, em 06 de setembro de 1960, realizando o sonho de policiais militares de oferecer uma educação de qualidade aos seus dependentes. O ginásio, após alguns anos de funcionamento, foi integrado à rede de ensino do estado, hoje sede da escola de ensino fundamental e médio Hermínio Barroso. Entretanto, em pouco tempo, o ginásio da polícia militar foi desativado, ficando apenas na lembrança de muitos.

Finalmente, em 03 de março do ano de 1997, o Comandante Geral da Corporação Coronel José Gilson Liberato inaugura o Colégio da Polícia Militar do Ceará (CPM) em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Estado, com base na lei no 10945, de 14 de novembro de 1984, Coronel PM Gutemberg Liberato de Andrade, da reserva remunerada, para comandar os destinos da nossa instituição de ensino.

O Governo do Estado, reconhecendo o trabalho social dos colégios militares na sociedade cearense, sanciona a lei de criação dos colégios militares estaduais nº 12.999, de 14 de janeiro de 2000, regulamentada pelo decreto estadual nº 26.054, de 10 de novembro de 2000, passando assim, o Colégio da Polícia Militar do Ceará a fazer parte do sistema e estrutura da rede de ensino estadual.

Em 06 de dezembro de 2010, através do decreto estadual nº 30.379, em reconhecimento ao General Edgard Facó, pelo exemplo de militar que foi e pelas relevantes contribuições prestadas à Corporação Militar Alencarina (PMCE), cedeu o seu egrégio nome à instituição educacional, ficando então denominado Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó.

Desde sua criação, o Colégio da Polícia Militar foi comandando por oito diretores, sendo o Cel PM RR Gutemberg Liberato de Andrade o primeiro a ser indicado para este mister. Em 2017, assume a função de Coordenador do CPMGEF o Coronel PM Marcelo Praciano de Castro, mantendo a responsabilidade de preservar a Escola entre as melhores instituições de ensino do Brasil, com os maiores índices nos sistemas de avaliações do Governo Federal e Estadual.