CPMGEF promove palestra sobre enfrentamento ao Bullyng aos alunos 

16 de maio de 2018 - 11:37

#ascomcpmgef
#soep

O Serviço de Orientação Educacional e Psicossocial (SOEP) realizou na última segunda-feira, dia 14, uma palestra direcionada aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental I. Tendo como temas Bullying e Cyberbullving, a palestra ministrada pela Psicóloga Priscila Sanches, abordou desde o que caracteriza a prática do bullying, entre seus tipos, suas causas e efeitos. Além disso, o encontro debateu métodos de identificar, intervir e prevenir o assunto proposto na temática. Os alunos presentes interagiram e se envolveram bastante com o assunto, expuseram suas experiências e colaboraram com idéias de enfrentamento a esta prática antes encarada como “brincadeiras” com colegas.

A Psicóloga expôs a linha tênue que separa a brincadeira da violência e esclareceu que o bullying é um fenômeno que se refere a ações agressivas e gratuitas contra uma mesma vitima, podendo ocorrer num período prolongado de tempo e são marcadas pelo desequilíbrio de poder. Ele difere de outros tipos de agressões justamente pelo fato de ser um comportamento repetitivo, deliberado e intencional, não se referindo a divergências de ponto de vista ou de idéias contrárias.

A escola é um ambiente que propicia desenvolvimento de habilidades, competências formação e desenvolvimento de conceitos, saberes e opiniões, por isso tem o papel fundamental de buscar alternativas para o enfrentamento e prevenção do bullying.