Projeto placa solar caseira e bobina de tesla são desenvolvidos no CPMGEF

23 de outubro de 2018 - 14:42

 

O laboratório de física da escola viabilizou ao longo de todo o mês de setembro o importante projeto “placa solar caseira e bobina de tesla”, oportunidade viabilizada aos alunos que se depararam com desafios, no intuito de aprender a complexidade da ciência, além de planejar e a incorporar os conceitos científicos. Com objetivo de Construir uma Placa Solar Caseira e uma Bobina de Tesla, compreendendo o seu funcionamento.

O campo da pesquisa foi desenvolvido na disciplina de Física no 9° ano C, em que foram selecionados dois alunos para sua execução, após passarem por cinco etapas, como método de aprimoramento de conteúdo, o primeiro passo foi realizar um estudo do projeto, de modo que fossem os mais viáveis. Em seguida foi feito o orçamento, em seguida a liberação do dinheiro por parte da escola e a compra dos materiais. O segundo passo foi o professor-orientador ministrar aula sobre o tema, para que os alunos tivessem uma visão geral do projeto. Na terceira etapa houve a elaboração da Placa Solar Caseira. Na quarta, confeccionou-se a Bobina de Tesla e por fim a quinta e ultima fase, realizou-se o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos com a sala de aula.

Com orientação do professor Ubaldo Tonar Teixeira Góes e com colaboração do Prof. Francisco Mauro Matias Lima e um destaque especial as alunas Anna vitoria Nicolau e Rayane Araujo Sousa pelo seu engajamento. O projeto trouxe motivação, curiosidade e empenho, contribuindo de modo eficaz com a aprendizagem dos conteúdos de Ciências.

Assista o vídeo:

Confira as fotos: