Palestra de prevenção ao suicídio é realizada a PMs do Colégio

5 de abril de 2019 - 16:13

O Assunto é delicado e exige muito cuidado, no entanto, com êxito foi abordada a temática no tocante a prevenção ao Suicídio, a palestra reuniu policiais militares que atuam no Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó. O encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira, dia 05, e debateu questões emocionais nas relações humanas, indo além dos problemas trazidos ao ambiente profissional.

Ministrada pelo Coronel PM da reserva remunerada, Edson Edalcio Aragão Silva, a palestra com título “Suicídio: Identificando pessoas em risco para salvar vidas” contou com a participação de toda a cúpula do Comando do CPMGEF, do Comandante Tenente Coronel PM Victor, da Subcomandante Tenente Coronel PM Asmenha e de membros do Corpo de Alunos, Secretaria e outros setores da escola. Os monitores tiveram presença e intensa participação durante todo o diálogo que seguiu a palestra, os policiais militares estavam à vontade e realizaram diversos questionamentos na ocasião.

 

Diante de alguns depoimentos particulares e da explanação de situações pertinentes a profissão, a palestra cumpriu com o proposto, segundo o coronel Edalcio em esclarecer e identificar sinais de uma possível crise humana, perfeitamente possível de ser tratada, ouvida, identificada, dando amparo e atenção aos pequenos sinais que possam surgir afastando atitudes que podem atrapalhar. Segundo o palestrante, o isolamento, picos de stress, frases preocupantes de determinadas ações e diversas expressões são passíveis de trazer um olhar ou mesmo um cuidado, evitando assim situações extremas. “Muito além de trabalhar com pessoas é preciso entender as particularidades de cada um. Nos dias felizes ou tristes é preciso se importar com as pessoas e acima de tudo, se importar com o seu eu e olhar para si” ressalta o coronel Edalcio.

A CPMGEF contribui para a um melhor convívio no ambiente de trabalho e em especial atenção as crises humanas em promover ações que estimulam o olhar e a reflexão dessas discussões que não sejam apenas, do ambiente profissional.