Reunião do Alto Comando da PMCE acontece com Secretário André Costa no 1º CPM-GEF

29 de agosto de 2019 - 22:01 # #

Nesta quinta-feira (29) o 1º CPM-GEF recebeu a Reunião do Alto Comando da PMCE que é formado por 14 Coronéis e tendo como presidente o Cmt Geral da PMCE. Pela primeira vez a reunião do alto comando foi realizada fora do quartel do Comando Geral. Esteve presente também o Ilustre Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa e seu Adjunto, Coronel Paulo Sérgio

O Coordenador dos Colégios da Polícia Militar do Ceará, Cel QOPM Francisco Kennedy Pimentel Lopes, na presença do Secretário André Costa, do Coronel Comandante Geral da PMCE, Alexandre Ávila de Vasconcelos, do Subcomandate Geral da PMCE Coronel Manuel Ozair Santos Junior e dos Coronéis que compõem o Alto Comando, fez uma ampla apresentação dos Colégios da Polícia Militar do Ceará.

Começando pelos recursos humanos de cada escola, com quantidade de professores e alunos, mostrando a titulação dos docentes e as premiações internas que os estudantes recebem por mérito disciplinar, intelectual e participação em grupos formados como pelotão especial, cavalaria, cerimonial, banda de música e outros. Foram exibidas fotos da última solenidade no campo do 1ºCPM-GEF, do Dia do Soldado, quando foram homenageados alunos, professores e militares da escola. Ressaltando a importância de se reconhecer o mérito de cada um. O serviço de Orientação Educacional e Psicossocial também teve seu trabalho destacado, assim como a Coordenação de Olimpíadas Científicas e Reforço escolar, que dá suporte à participação dos alunos da escola nas diversas olimpíadas do conhecimento científico, obtendo muitos resultados positivos, reconhecidos na Assembleia Legislativa e na Secretaria da Educação do Estado.

A apresentação continuou com a abordagem das melhorias estruturais e tecnológicas que estão sendo promovidas na escola. Fotos da estrutura antiga do colégio foram comparadas com o andamento das reformas que já foram feitas e das que estão em curso. Também foi ressaltado a conquista do semáforo com faixa de pedestres na Av. Mister Hull, em frente a escola, demanda que já vem desde a fundação do colégio. No campo tecnológico, o Cel Kennedy falou sobre a implantação do aplicativo Gestor Escolar, que aposentou de vez o ”Carômetro” (livro com fotos e informações dos alunos) destacando a agilidade na obtenção de dados como boletim escolar, boleto da cota escolar, frequência do aluno e diversos outros recursos disponíveis para Comunidade Escolar.

Completando sua apresentação, o Cel Kennedy explanou que o foco nos Recursos Humanos da escola aliado ao investimento em melhorias estruturais não poderia apresentar algo diferente que não fosse os grandes resultados pedagógicos que os Colégios da Polícia Militar do Ceará vem conquistando nos últimos anos. Dentre muitos resultados, o oficial citou que, pelo 4º ano seguido, o 1º CPM-GEF é a melhor escola pública estadual no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, tanto na prova de redação quanto na prova objetiva. Em redação a escola obteve a maior média dentre todas as escolas Militares do estado, onde foi mencionado a participação efetiva das professoras Francinelma de Oliveira Moura, Adriana Maria Pinho Souza Taveira, Rafaelle de Oliveira Vieira e Letícia Freitas Alves. O 2º CPM-CHMJ, fundado em 2016, também está em crescimento nos resultados do ENEM. Em 2016 a escola ocupava a 88ª posição no ranking das escolas estaduais, em 2017 saltou para 49ª e, em 2018, figurou em 9º lugar.

O Coronel Comandante Geral Alexandre ratificou as palavras do Cel Kennedy e falou do sucesso das Escolas Militares da Polícia Militar, lembrando do interesse do estado na ampliação desse modelo de ensino através da criaçã  o de novos colégios da Polícia Militar.

O Secretário André Costa parabenizou a apresentação e se colocou à disposição para buscar cada vez mais melhorias para as Escolas Militares, citando a integração necessária dentro dos órgãos do estado para a consolidação desse valioso projeto.