Maior evento cívico-militar do estado tem participação do 1º CPM-GEF

7 de setembro de 2019 - 17:34

Com maestria e exuberância assim foi a participação dos alunos do 1º Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó ao tradicional desfile cívico militar de 7 de setembro realizado na avenida beirar mar, em Fortaleza. Na manhã deste sábado, 7, os estudantes celebraram os 197 anos de independência do Brasil, que reuniu uma expressiva parcela da sociedade em prestígio ao ato.

Abrilhantando o evento, o momento contou com a participação do Pelotão Especial e da equipe de Cerimonial. O Batalhão Escolar do CPMGEF foi representado com alunos do terceiro ano do Ensino Medio, além de várias outras séries, sob o comando do Aluno Coronel Yago Eloy. Outras representatividades estavam presentes na tropa de alunos, como o Porta Símbolo, o Estado Maior, a Guarda Bandeira, as 1ª e 2ª companhias e os portas flâmulas.

Na ordem dos pelotões estavam o 1º e 2º pelotões com alunos do 3º ano do Ensino Medio, com a túnica branca como uniforme. O 3º pelotão com alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio, com túnica azul. No 4º pelotão, composto por alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O 5º pelotão formado pela Banda de Música da escola animando todo o percurso com diversos dobrados militares. E por fim, os 6º e 7º pelotões em que estavam formados com equipes especiais do PELOPES.

No palco, prestigiando o desfile estavam o Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará , Washington Luís Bezerra de Araújo, o General de Divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos, o Vice Prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, Secretária da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, o Secretário Executivo da SSPDS, Coronel Paulo Sergio, o Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Cel PM Alexandre Ávila, o Subcomandante Geral da PMCE, Coronel Ozair, o Diretor de Planejamento e Gestão Interna, Cel PM Durval, Diretor Geral da Academia Estadual de Segurança Publica, Coronel Juarez, o Coordenador dos Colégios Militares da Polícia Militar, Coronel PM Kennedy, o Ten Cel PM Victor, Comandante do 1º CPM-GEF, a Tenente Coronel Albanita, Comandante do 2º CPM-CHMJ (Juazeiro do Norte), e do Presidente da CDL, Assis Cavalcante dentre outras autoridades de diversos poderes do Estado.

Diante de um clima de elevada temperatura na avenida, o desfile foi elaborado pelo Comando do Corpo de Alunos do Colégio com exaustivos ensaios de preparação, para este grande dia. A logística de alimentação e distribuição de água aos envolvidos, na organização bem como para os alunos, foi cuidadosamente realizada pela equipe do setor de aprovisionamento.

Por volta das 8h da manhã, os estudantes do CPMGEF estavam presentes no local do evento por meio de ônibus disponibilizados pela escola com grupos acompanhados por monitores.

Com revista a tropa realizada pelo General Comandante da 10ª Região Militar, o desfile seguiu com excelência ao longo de todo trajeto pela avenida beira mar. Os estudantes foram ovacionados pelo público presente. Mais um trabalho conjunto envolvendo alunos, monitores, oficiais da escola, além do apoio da Corporação Polícia Militar e demais forças do sistema de segurança do Estado, a disciplina na condução do evento foi um marco de sucesso à celebração de liberdade de uma nação.