Aesp recebe Aula da Saudade dos alunos do 3º ano do 1º CPM-GEF

29 de novembro de 2019 - 11:50

Uma aula diferente e repleta de recordações, a Aula da Saudade dos alunos do 3º ano do Ensino Médio aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 25, no auditório da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – Aesp. Os estudantes do 1º Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó celebraram com os professores e monitores a finalização de um ciclo de estudos. Ainda na ocasião, foi promovida uma palestra ministrada pelo Diretor Geral da Aesp, Coronel PM Juarez.

Tradicional como parte dos eventos de conclusão do último ano do ensino médio, a aula da saudade é um momento onde os estudantes recordam suas principais histórias vividas na rotina escolar. Neste ano, a referida aula reuniu os alunos ‘terceiranistas’ no auditório da Aesp com a presença de oficiais do CPMGEF dentre eles: Major Eudes, respondendo pelo Comando do Colégio, Major Heron, Comandante do Corpo de Alunos, Tenente Elzinete, Coordenadora do Ensino Médio e o Major GianCarlo, Diretor pedagógico. No telão, um vídeo foi exibido com diversos momentos dos alunos e depoimentos de professores, monitores e coordenadores com mensagens de incentivo, de empenho nas escolhas da vida e desejando ainda sucesso no futuro de cada estudante. Um momento descontraído foi realizado pelos próprios alunos onde reconheceram a qualidade de cada docente oportunizando ainda brincadeiras com direito a muitos registros fotográficos.

A emoção também fez parte desta aula especial, o Diretor da Academia Estadual de Segurança Pública, Coronel PM Juarez Gomes, ministrou uma palestra como tema “A educação como instrumento de transformação”, em sua fala o Diretor da Aesp motivou os jovens com relatos de sua história de vida e superação em suas escolhas. Para o oficial “a decisão pela escolha a ser seguida e a intensidade nos estudos são determinantes para o sucesso que se pretende alcançar”, ainda para o diretor estar na condição de jovem formando do ensino médio, esse é o melhor período para estabelecer os caminhos a serem trilhados. Durante a palestra, em momentos considerados engraçados e reflexivos sobre os percalços de uma educação transformadora, a fala do Coronel Juarez viabilizou aos discentes uma experiência de vida firmada em dificuldades, no entanto, o objetivo deve se pautar na superação com foco no esforço e em decisões sábias a serem tomadas para conseqüente sucesso.

Em sua fala como presidente do Grêmio Estudantil Martiniano de Alencar o aluno coronel Lucas Saraiva, lembrou das dificuldades vividas ao longo deste ano, das cobranças, das avaliações, dos ocasionais desentendimentos, do espírito de grupo adquirido, da saudade que a vida escolar vai deixar e por fim o presidente do GEMA expressou sua gratidão a todos aqueles que colaboraram para a conclusão do “terceirão 2019”.

Para o Major Eudes, o oficial destacou em sua fala que finalizou o evento, sentindo-se muito orgulhoso da experiência adquirida com cada aluno e que a cada ciclo finalizado “deixa-o convicto que a educação deve ser pautada com disciplina e respeito”. O major que está respondendo pelo comando do colégio, ressaltou seu orgulho pela atual gestão do Grêmio Estudantil e desejou que os estudantes tenham sucesso no projeto de vida pós colégio.

Após o termino da aula da saudade, os alunos receberam placas de suas respectivas turmas e um brinde. Em seguida, um excelente coquetel foi servido a todos que participaram do encontro.

Confira as fotos: